domingo, 8 de fevereiro de 2009

Sobre a decência.


Comentei com alguns amigos mais próximos que estou assumindo uma determinada religião, que não vem ao caso agora.

Ocorre que durante esses encontros, tenho conhecido gente, e essa gente tem me mostrado que o ser humano não é tão ruim assim. Por diversas vezes, seja pela conversa, seja por uma determinada postura, confesso que me sentí orgulhoso de estar alí, aceito no meio daqueles homens e mulheres, cujo valor de seus corações não pode ser pesado ou apreçoado.Um desses momentos ocorreu a umas duas semanas.

Durante o encontro semanal, foi debatido a vinda de uma determinada pessoa, muito proeminente nos assuntos dessa religião, debateu-se muito as dificuldades em se trazer para Natal, bem como as despesas, agenda, etc...
Ao final do encontro, um dos presentes procurou a direção da casa, e ofereceu uma elevada soma para ajudar na vinda do Proeminente. Era algo como 4 mil reais. Muito dinheiro, se você levar em conta a idade que o rapaz tem cerca de 22 anos.

Os diretores olharam pro rapaz, e perguntaram de onde tinha vindo aquele dinheiro. O rapaz respondeu que tinha guardado pra fazer um determinada viagem e coisa e tal.
No mesmo instante, eles recusaram a oferta, afirmando queaquele dinheiro havia sido economizado, a duras penas,para que o rapaz realizasse um sonho. Não para que um proeminente viesse a Natal.

Ante a insistência do rapaz, os dois diretores argumentaram queacima da vinda de alguém á comunidade, estava a felicidade daquele rapaz. Eles insistiram que um dia, o rapaz poderia precisar daquele dinheiro, que ele poderia ficar doente e que seria prudente guarda-lo para sí.
Nunca ví representantes de uma religião recusar dinheiro com tanta veemência.

Recusaram, porquê acima do dinheiro, estão os valores morais que toda religião prega, mas que alguns membros se esquecem de cumprir. Estes dois membros cumpriram.
Me sentí orgulhoso de estar alí. Muito orgulhoso mesmo.

Se tivesse sido em outro lugar, em outra religião, o rapaz provavelmente teria dado todas as suas economias, e mais algumas. Teria recebido em troca um "muito obrigado, Jesus te dará em dobro, aleluia irmão!"

Ás vezes, a decência do ser humano me surpreende. Nessas horas eu me orgulho de ser um homo sapiens. Muito mesmo.